Avaliação da Mão-de-obra de Detentos em Projeto de Reflorestamento no Município de Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro

Autores

  • Aline Damasceno de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Tiago Böer Breier Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Márcio Rocha Francelino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Paulo Sergio dos Santos Leles Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Elisabeth da Silva Uchôas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

meio Ambiente, reflorestamento, ressocialização, apenados

Resumo

Este trabalho teve como objetivo abordar o tema da ressocialização de apenados (detentos) do regime aberto e semi-aberto no âmbito do Projeto de Reflorestamento da Bacia Hidrográfica do Rio Macacu, no Município de Cachoeiras de Macacu, Estado do Rio de Janeiro. Foi Avaliada a evolução do rendimento destes trabalhadores no campo, que iniciaram a reintrodução na sociedade a partir da questão ambiental. Estes detentos são oriundos de uma Colônia Agrícola e foram selecionados e convidados a fazer um curso de preparação para se tornarem “Agentes de Reflorestamento”. Este trabalho foi uma iniciativa da Empresa Estatal Nova CEDAE em convênio com outros órgãos públicos para unir a atividade de reflorestamento com a mão-de-obra de detentos. Esta mão-de-obra, inicialmente, não apresentava qualificação, mas, no decorrer das atividades, alcançaram significativa produtividade. Foi constatada a abertura de 2,67m de vala/homem/dia nos primeiros dias de trabalho e 9,43m no fim da atividade, bem como o plantio de 100 a 150 mudas/homem/dia.

Biografia do Autor

  • Aline Damasceno de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Área Degradada e na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. Atualmente é Residente em Engenharia Florestal pela UFRRJ, atuando no Projeto de Reflorestamento da Bacia Hidrográfica do Rio Macacu
  • Tiago Böer Breier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1999) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Ecologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes florestais, florística, comunidades vegetais, epifitos vasculares e conservação de recursos genéticos florestais. Atualmente é coordenador técnico do projeto Recomposição Florestal da Bacia do Rio Guandu (RJ) e coordenador de sementes florestais no Projeto de Reflorestamento da Bacia Hidrográfica do Rio Macacu (RJ). Ministra aulas para a graduação em Engenharia Florestal sobre produção e tecnologia de sementes florestais.
  • Márcio Rocha Francelino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1997) , mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2004) . Atualmente é Assessor técnico do Núcleo de Estudo de Planejamento e Uso da Terra, Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Revisor da Sociedade Brasileira de Ciencia do Solo, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciência do Solo (0100-0683), Revisor de periódico da Floresta e Ambiente, Revisor de periódico da Oecologia, Revisor de periódico da Environmental Monitoring and Assessment, Revisor de periódico da Ciência Rural e Membro de corpo editorial da Revista Meio Ambiente e Saúde. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Antártica, Geoprocessamento, Conservação da natureza, Criossolos, Geomorfologia e Fotogrametria.
  • Paulo Sergio dos Santos Leles, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1991) , mestrado em Ciências Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (1998) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Revisor de periódico da Revista Árvore, Revisor de periódico da CERNE (UFL) e Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade de mudas, Blocos prensados, Tubetes, Recipientes, Eucalyptus e Potencial de regeneração de raizes.
  • Elisabeth da Silva Uchôas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Areas Degradadas, atuando principalmente nos seguintes temas: rad, rizóbio, micorriza, biologia da reprodução polinização e leguminosas florestais. Atualmente é Residente em Engenharia Florestal pela UFRRJ, atuando no Projeto de Reflorestamento da Bacia Hidrográfica do Rio Macacu.

Downloads

Publicado

2009-12-31