Gestão Agroecológica da Agricultura Familiar no Assentamento Carlos Lamarca: Integrando Renda, Trabalho e Segurança Alimentar

Autores

  • Márcio Rogério, Verônica Sturaro Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Reforma Agrária, Agroecologia.

Resumo

A agroecologia possui definição abrangente, porém um objetivo bastante específico trabalhando em conjunto os fatores humanos, produtivos e ambientais relacionando-os de maneira harmoniosa na busca da sustentabilidade da propriedade rural e do crescimento dos recursos financeiros, sociais e culturais de uma comunidade. A transição da agricultura convencional para a agroecológica não ocorre de forma brusca e necessita ser estudada com cautela e propriedade para que seja realizada com sucesso. O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) é uma ferramenta muito simples e precisa na constatação da realidade de uma comunidade. Por esse motivo ele foi escolhido pela equipe de Agroecologia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel, para explicitar os principais pontos a serem trabalhados no decorrer do projeto, iniciado em abril de 2009, e em andamento no Assentamento Carlos Lamarca no município de Congonhinhas – PR, com duração de vinte e um meses.

Biografia do Autor

  • Márcio Rogério, Verônica Sturaro, Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel
    Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Luiz Meneghel e atualmente participante da equipe de agroecologia da UENP - FALM do programa Universidade Sem Fronteiras.

Downloads

Publicado

2009-12-31