Estágio Curricular em Agroecologia: Uma Experiência Viva

Autores

  • ALEX CAETANO PIMENTA IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
  • Patrícia Sedrez da Rosa e Silva IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
  • Leonardo Morais Turchen IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
  • Ivane Inez Piaia IFMT CAMPUS SÃO VICENTE

Palavras-chave:

AJOPAM, técnico em agropecuária, agricultura familiar

Resumo

O estágio curricular é um dos requisitos para formação do técnico em agropecuária. Historicamente, no IFMT Campus São Vicente os estágios têm acontecido em atividades ligadas ao agronegócio, com destaque para pecuária extensiva e monoculturas de soja e algodão, resultando em vivências voltadas à manutenção desse modelo de exploração agropecuária. Contrapondo-se a este modelo, novas experiências, onde os alunos vivenciam as rotinas de agricultores agroecológicos, estão sendo implementadas, contribuindo para o estabelecimento de uma nova visão da atuação do técnico em agropecuária, integradora e holística. Dentre essas vivências, relata-se aqui experiência de estágio curricular na cidade de Juína, MT, na AJOPAM, entidade de pequenos produtores rurais que adota práticas agroecológicas. Nesse estágio, aluno do Curso Técnico em Agropecuária vivenciou as rotinas das famílias envolvidas com a produção agroecológica, considerando os aspectos técnicos, econômicos, ambientais e sociais envolvidos.

Biografia do Autor

  • ALEX CAETANO PIMENTA, IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
    Biólogo, Mestre em Agronomia, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente
  • Patrícia Sedrez da Rosa e Silva, IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
    Engenheria Agrônoma do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente
  • Leonardo Morais Turchen, IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
    Aluno do Curso Técnico em Agropecuária
  • Ivane Inez Piaia, IFMT CAMPUS SÃO VICENTE
    Geógrafa, Mestra em educação, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus São Vicente

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)