Projeto Óleos Essenciais: Uma Alternativa à Geração de Trabalho e Renda para os Agricultores Familiares Assentados a Partir do Cultivo de Plantas Bioativas.

Autores

  • Caroline Kolinski de Lima CEI-Unilasalle

Palavras-chave:

Óleos Essenciais

Resumo

A agricultura familiar tem como prática tradicional o cultivo de plantas medicinais para promoção da saúde. O projeto Óleos Essenciais, desenvolvido pelo Centro Universitário La Salle - Unilasalle, no município de Nova Santa Rita/RS, busca integrar a promoção da saúde, a geração de trabalho e renda e a preservação ambiental através do cultivo de plantas bioativas para extração de óleo essencial como alternativa à matriz produtiva local. As ações desenvolvidas pelo projeto contemplam o planejamento e a implantação de Unidades Demonstrativas (UD) para experimentação e cultivo de 4 (quatro) espécies de plantas bioativas em sistema de produção ecológico. O projeto teve inicio em junho de 2008, com a implantação das UD`s em 3 (três) assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras (MST) com a participação de 6 famílias de agricultores, ampliando no ano de 2009 a área para aproximadamente 4 hectares com a participação de 16 famílias.

Biografia do Autor

  • Caroline Kolinski de Lima, CEI-Unilasalle
    Estudante de Agronomia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fazendo estágio no Projeto Óleos Essenciais, vinculados ao Centro Universitário Unilasalle. Interesse em pesquisa em Agroecologia. Contatos: carolkolinski@gmail.com Fone: (51) 9284-0862 ou (51)3068-3847

Downloads

Publicado

2009-12-31