Sistemas De Manejo Do Solo Para Produção De Cucurbitáceas

Autores

  • Cristiano Bianchini UTFPR - Campus Dois Vizinhos
  • Lucas Pedro de Lima UTFPR - Campus Dois Vizinhos
  • Paulo César Conceição UTFPR - Campus Dois Vizinhos
  • Dalva Paulus UTFPR - Campus Dois Vizinhos

Palavras-chave:

plantio direto, manejo agroecológico, adubação orgânica

Resumo

Sistemas de manejo do solo envolvendo olerícolas apresentam poucos resultados de pesquisa. Para avaliar a produção de cucurbitáceas sobre diferentes tipos de manejo do solo e cobertura foi desenvolvido um experimento na UTFPR- Dois Vizinhos sob um Latossolo Vermelho. Foram avaliados dois sistemas de adubação da cultura da abobrinha (normal e antecipada) e sistemas de manejo do solo sob plantio direto e convencional. Foram utilizadas as culturas de cobertura de aveia solteira (em PC e PD) e um consórcio de aveia, ervilhaca e nabo implantado em PD. No período primaveril foi implantado a cultura de abobrinha de tronco (Cucurbita pepo). A adubação utilizada foi cama de aviário aplicada em covas em duas épocas: após a emergência das culturas de cobertura e antecedendo a semeadura da abobrinha. Houve efeito do sistema de preparo do solo sobre o número de frutos quando a cultura antecessora foi a aveia. Para o tamanho e diâmetro dos frutos, no entanto, não houve diferenças entre os sistemas.

Biografia do Autor

  • Cristiano Bianchini, UTFPR - Campus Dois Vizinhos
    Formado Técnico em Agropecuária pelo Centro Estadual de Educação Profissional do Sudoeste do Paraná - Francisco Beltrão 2007. Atualmente acadêmico do curso de Tecnologia em Horticultura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Campus Dois Vizinhos. Bolsista de iniciação científica da área de agroecologia e manejo agroecológico do solo.
  • Paulo César Conceição, UTFPR - Campus Dois Vizinhos
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-Doutorado pela UFRGS (2007). Atualmente é Professor da Carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Gerente de Pesquisa e Pós-graduação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus de Dois Vizinhos e consultor da Revista Brasileira de Ciência do Solo e Acta Scientiarum Agronomy. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, adubos orgânicos, qualidade do solo, carbono orgânico, fracionamento físico da matéria orgânica, agregação e nitrogênio.
  • Dalva Paulus, UTFPR - Campus Dois Vizinhos
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Doutorado pela Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz. Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Dois Vizinhos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais, atuando principalmente nos seguintes temas: hidroponia, cultivo protegido, plantas medicinais

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)