Diagnóstico das Alterações Físicas de um Latossolo Vermelho-Amarelo sob Diferentes Usos

Autores

  • Hugo Roldi Guariz Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã/ES
  • Marcelo H. Savoldi Picoli Universidade Estadual de Maringá
  • Wesley A. Campanharo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Roberto A. Cecílio Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

pastagem, café, mata nativa, atributos físicos

Resumo

A compreensão e a quantificação do impacto do uso e manejo na qualidade física dos solos são fundamentais no desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. Foram coletadas três amostras de solo em cada um dos três sítios analisados, na profundidade de 0 – 20 cm. Avaliaram-se o teor de matéria orgânica, densidade do solo e densidade de partículas. Os resultados indicaram maior valor de Ds e Dp para o solo sob a pastagem, seguida pelo valor encontrado no plantio de café e mata nativa. Os resultados encontrados para o teor de M.O. foram maiores no solo sob mata nativa, seguido pelo solo sob pastagem e café. As pastagens apresentaram maior valor de densidade devido ao pisoteio de animais que imprimem elevadas pressões sobre o solo ao caminharem. Os resultados de M.O. vão de acordo com o fornecimento de material orgânico da feição analisada, sendo maior no solo sob a Mata, onde predomina um maior número de espécies, com níveis de sucessão ecológica estabelecidos.

Biografia do Autor

  • Hugo Roldi Guariz, Prefeitura Municipal de São Roque do Canaã/ES
    Engenheiro Florestal, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Produção Vegetal pela mesma instituição. Atua nas áreas de recuperação e conservação florestal. Atalmente trabalha como Secretário de Meio Ambiente de São Roque do Canaã/ES.
  • Marcelo H. Savoldi Picoli, Universidade Estadual de Maringá
    Formado em agronomia pela universidade Estadual de Maringá. Atualmente está inserido no programa de Mestrado da mesma instituição, na área de Agronomia. Atua nas áreas de melhoramento vegetal e fitopatologia.
  • Wesley A. Campanharo, Universidade Federal do Espírito Santo
    Graduando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bolsista de Iniciação Científica (Capes). Atua nas áreas de Geoprocessamento e Conservação de Solos.
  • Roberto A. Cecílio, Universidade Federal do Espírito Santo
    possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de bacias hidrográficas, modelagem hidrológica, recursos hídricos, manejo e conservação do solo e da água, erosão do solo, agrometeorologia, geoprocessamento e sistemas de informação geográfica.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

2. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Manejo Solo e Água