Agroecologia na ESALQ-USP

Autores

  • Luciana Jacob ESALQ/USP
  • Terena Peres ESALQ-USP
  • Gabriel Sollero
  • André Toshio V. Iamamoto
  • Gerd Sparovek ESALQ-USP

Palavras-chave:

agroecologia, agricultura familiar, currículo, ensino superior

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre a abordagem da agroecologia e agricultura familiar em instituições de ensino superior, tendo com estudo de caso o curso de Engenharia Agronômica da “Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz” (ESALQ/USP). Foram analisadas disciplinas, grupos de estágios e a percepção de estudantes sobre estas temáticas. Apesar de presente, a abordagem da agricultura familiar e da agroecologia é difusa. Desta forma, os estudantes buscam espaços extracurriculares, não necessariamente possibilitados pela instituição, ressaltando a necessidade de maior conscientização institucional acerca destas temáticas para que seja possível a formação de profissionais capazes de compreender e atuar com base em fundamentos agroecológicos e com foco no trabalho com agricultura familiar.

Biografia do Autor

  • Luciana Jacob, ESALQ/USP
    Luciana Jacob é Engenheira Agrônoma (ESALQ-USP), Mestre em Educação (UnB) e atualmente cursa doutorado no Programa de Pós-Graduação Interunidades (ESALQ-CENA/USP) em Ecologia Aplicada.

Downloads

Publicado

2009-12-31