Grupo de Compras Coletivas de Produtos Orgânicos e Ecológicos de Cascavel, Paraná

Autores

  • Thiago R. Z. Gonçalves UNIOESTE
  • Camila de J. Gnoato
  • Leonardo R. F. Marques

Palavras-chave:

Economia solidária, Consumo responsável, Consumo coletivo

Resumo

Com a intenção de experimentar a economia solidária e atender uma demanda por alimentos orgânicos e/ou ecológicos no município de Cascavel, no Oeste do Paraná, se estruturou o Grupo de Compras Coletivas de Produtos Orgânicos e Ecológicos nesta cidade. Desde o início das atividades, em 2007, o grupo buscou organizar processos de comercialização direta de alimentos produzidos na região através de mobilização urbana (formação do grupo de consumidores) e contatos com produtores e cooperativas. Funcionando em auto-gestão e sem fins lucrativos, o grupo realiza compras mensais de produtos alimentícios como farináceas, cereais, legumes, frutas, verduras, além de lácteos e outros agroindustrializados, diretamente de um grupo de produtores ecológicos organizados. O aperfeiçoamento das práticas é constante e o volume de produtos comprados é crescente a cada mês. Os maiores desafios residem nos hábitos de comodismo dos consumidores e na organização e comprometimento dos consumidores/produtores/fornecedores.

Biografia do Autor

  • Thiago R. Z. Gonçalves, UNIOESTE
    Graduado em Ciências Biológicas pela Faculdade Assis Gurgacz (2006), é mestrando em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É bolsista do projeto Rede Oeste de Sementes Crioulas e Agroecologia do programa Universidade Sem Fronteiras.
  • Camila de J. Gnoato
    Graduada em Comunicação Social e Jornalismo pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel - UNIVEL (2007) Pós-graduanda em Biodiversidade, Conservação e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Leonardo R. F. Marques
    Graduando em Psicologia pela Universidade Paranaense - UNIPAR

Downloads

Publicado

2009-12-31