Programa Biodiesel do Ceará (PBC) e a Transição Agroecológica dos Agricultores Familiares Cearenses

Autores

  • Maria Cristina Pontes Vieira Vieira EMATERCE/PRODEMA -UFC
  • Sidônio Fragoso Vieira Vieira EMATERCE

Palavras-chave:

Agroecologia, Agricultura Familiar, CombustÍvel fóssil

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a transição agroecológica, com a inserção dos agricultores familiares cearenses na cadeia produtiva do biodiesel, no Programa Biodiesel do Ceará (PBC). A agricultura familiar requer políticas públicas articuladas para a inclusão social dos agricultores e a reconstrução dos sistemas de produção e alimentação centrados na biodiversidade, nos cultivos locais, nos saberes técnico, científico e popular, sem o uso de agroquímicos agravantes a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, e a produção de combustível não fóssil, limpo e renovável. A pesquisa ocorreu em nove municípios do Ceará. Os dados referem-se ao uso do solo, tipo de plantio, fitossanidade, práticas de conservação e perfil dos agricultores. A transição agroecológica esta sendo praticada pelos agricultores do PBC. Os resultados mostram que a transição agroecologica no PBC, vem se afirmando com a agricultura familiar no Estado, destronando o poderio da “Revolução Verde’’.

Biografia do Autor

  • Maria Cristina Pontes Vieira Vieira, EMATERCE/PRODEMA -UFC
    Graduada em Engenharia Agronômica UFC, Especialista em Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sustentável MDA/ UFRPE, Agente de ATER da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE,Mestranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente – PRODEMA, Bolsista da Fundação Cearense de Pesquisa – FUNCAP. e-mail: mcristinapv@bol.com.br
  • Sidônio Fragoso Vieira Vieira, EMATERCE
    Agrônomo, Agente de ATER da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE; Especialista em Assistência Técnica para o Desenvolvimento Sustentável MDA/ UFRPE.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

7. VI CBA e II CLAA - Desenv. Rural/ Polítivcas Públicas