Elaboração da Cartilha Educativa de Plantas Medicinais: Um Guia para o Uso Racional e Sustentável da Biodiversidade

Autores

  • Juliana Bello Baron Maurer Universidade Federal do Paraná
  • Sheila Goncalvez Macleod Colegio Paulinia Borsari
  • Andreia Aparecida Beraldo Graduanda do Curso de Ciencias Biologicas da UFPR
  • Selma Faria Zawadzki-Baggio Universidade Federal do Parana

Palavras-chave:

Horta medicinal, ensino fundamental, NUPPLAMED

Resumo

Esta experiência foi desenvolvida com alunos do Colégio Estadual Paulina P. Borsari, em Curitiba, PR. O objetivo principal do trabalho foi coletar as informações sobre as propriedades e o cultivo agroecológico de plantas medicinais para elaboração de uma cartilha educativa. As plantas medicinais incluidas na cartilha foram selecionadas a partir da pesquisa dos alunos com seus familiares sobre o conhecimento e utilização destas. A pesquisa revelou que 64% dos entrevistados tinham conhecimento sobre as plantas medicinais. No total, 73 diferentes espécies vegetais foram citadas na pesquisa e destacamos aqui as 10 mais citadas. Com relação ao cultivo, estão descritas as etapas para estabelecimento da horta medicinal. Utilizando uma abordagem integrada entre o conhecimento popular e científico sobre plantas medicinais, foram realizadas várias atividades contribuindo com a melhoria da qualidade do saber e de vida do público-alvo.

Biografia do Autor

  • Juliana Bello Baron Maurer, Universidade Federal do Paraná
    Professor do Dep Bioquimica e Biologia Molecular da UFPR, Biologo com mestre e doutorado em Bioquimica e Pos doutorado em Botanica

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Publicado

2009-12-31