Ocorrência de Ninhos de Abelhas sem Ferrão (Hymenoptera, Apoidea) em Centros Urbanos e Áreas Rurais do Pólo Petrolina (PE) - Juazeiro (BA)

Autores

  • Márcia de Fátima Ribeiro
  • Francimária Rodrigues
  • Nayanny Fernandes

Palavras-chave:

abelhas nativas, meliponíneos, nidificação.

Resumo

O estudo teve por objetivo comparar a ocorrência de ninhos de abelhas sem ferrão em centros urbanos e rurais de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. Foram observadas árvores em ruas, parques e praças, e nas áreas rurais. Os ninhos foram registrados com GPS, e espécies de abelhas e plantas anotadas. Foram encontrados 16 ninhos de 3 espécies de abelhas em Petrolina, em duas espécies vegetais. Em Juazeiro foram registrados 4 ninhos de 2 espécies, em 2 espécies vegetais. Também foram encontrados 2 ninhos em muros. Embora um grande número de árvores tenha sido investigado nas duas cidades (533 e 485), encontramos baixíssima incidência de ninhos (2,81% e 0,82%). Isso pode ser explicado pela escassez de árvores com ocos para nidificação das abelhas. Quanto às áreas rurais, foram encontrados 243 ninhos de nove espécies de abelhas distribuídos em treze espécies vegetais. Sugere-se que em futuros planos de arborização das cidades sejam inseridas árvores que forneçam ocos para as abelhas nidificarem.

Biografia do Autor

  • Márcia de Fátima Ribeiro
    Bióloga, formada pela USP (São Paulo); Mestrado em ecologia (USP), Doutorado em ecofisiologia (PhD; Utrecht University- Holanda), Pós-doutorado em ecologia (USP)
  • Francimária Rodrigues
    agrônoma
  • Nayanny Fernandes
    agrônoma

Downloads

Publicado

2009-12-31