O uso de sistemas orgânicos de produção como atrativo ao turismo rural. Estudo de caso: "vales orgânicos do Ribeirão João Leite"

Autores

  • Jeanete Silveira
  • Magda Beatriz de Almeida Matteucci

Palavras-chave:

produção orgânica, turismo rural, Ribeirão João Leite

Resumo

Trata-se de uma experiência que relata as primeiras iniciativas de sensibilização dos produtores rurais da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, principal fornecedor de água tratada para a região metropolitana de Goiânia, para se interessarem por sistemas de produção orgânica e turismo rural sustentável. Representa um marco das iniciativas de produção agroecológica na região. Aborda a interação dos temas turismo rural e produção sustentável. Discorre, do ponto de vista sócio-ambiental e mercadológico, sobre a produção orgânica como atrativo turístico, em áreas de proteção de mananciais e seus tributários destinados ao abastecimento de água potável às populações urbanas.

Biografia do Autor

  • Magda Beatriz de Almeida Matteucci
    Engenheira agrônoma, doutora em Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental pela Universidade de Brasília. Professora de Agroecologia da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Goiás

Downloads

Publicado

2009-12-31