Educoagro (Educação Agroecológica): uma experiência com agricultores/as familiares e educadores/as sobre a escola do campo e a perspectiva agroecológica

Autores

  • Horasa Maria Lima da Silva Andrade Andrade,H.M.L.S. Andrade UFRPE-Unidade Acadêmica de Garanhuns
  • Luciano Pires de Andrade Andrade,L.P. Andrade UFRPE-Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Palavras-chave:

agroecologia - educação ambiental - educação no campo.

Resumo

O objetivo do EDUCOAGRO foi levantar a percepção dos agricultores, educandos e educadores em relação ao que se aprende e ao que se ensina nas escolas do campo e possibilitar uma aproximação entre expectativa e realidade. Tal estudo possibilita levantar subsídios para o processo ensino-aprendizagem, e resgatar conhecimento agroecológico (práticas mais tradicionais) dos agricultores, criando sentido e significado na escola. A pesquisa baseou-se na etnociência e na pesquisa-ação. Foram realizadas visitas nas escolas municipais de Jupi-PE, entrevistas semi-estruturadas e aplicados questionários com os atores sociais. Levantou-se que a escola é reconhecida como atributo de significado para os entrevistados e que entre as expectativas dos atores, apresenta-se: ensinar para os educadores, aprender para os educandos e os agricultores. A perspectiva agroecológica possibilita a reconstrução do conhecimento potencializando o saber popular e as práticas tradicionais.

Biografia do Autor

  • Horasa Maria Lima da Silva Andrade Andrade,H.M.L.S. Andrade, UFRPE-Unidade Acadêmica de Garanhuns
    Professora Assistente de Extensão Rural da Unidade Acadêmica de Garanhuns - UFRPE-PE
  • Luciano Pires de Andrade Andrade,L.P. Andrade, UFRPE-Unidade Acadêmica de Serra Talhada
    Professor Assistente de Administração e Econômia Rural

Downloads

Publicado

2009-12-31