Reforma Agrária, Reterritorialização e Agroecologia: Estudo de Caso em Sant’Ana do Livramento/RS

Autores

  • Julia JSA Saldanha Aguiar POSGEA-UFRGS
  • Rosa Maria Vieira Medeiros POSGEA-UFRGS

Palavras-chave:

Assentamentos, Desenvolvimento rural, Campanha Gaúcha, Sistemas Agrários, Sistemas Alimentares

Resumo

Tendo como ponto de partida o entendimento de que o processo de reterritorialização se dá através da constituição de marcos concretos no novo território; e esses, no caso dos assentamentos da reforma agrária, tem relação direta com o processo produtivo, o presente estudo busca compreender o sistema de técnicas e sistema de ações que fazem o cotidiano da produção agroecológica em assentamentos do município de Sant’Ana do Livramento, na fronteira entre Brasil e Uruguai. O foco está orientado para a documentação desse processo em vídeo e através de cartografia produzida pelos próprios assentados. Temos como hipótese que a agroecologia como modo de produção, por sua própria natureza geradora de um cotidiano de práticas intensivas, essencialmente coletivas e produtora de alimentos ecológicos adaptados ao ambiente local, pode catalisar o processo de enraizamento do homem na nova terra; promovendo uma reterritorialização autônoma e duradoura das pessoas no meio rural.

Biografia do Autor

  • Julia JSA Saldanha Aguiar, POSGEA-UFRGS
    Jornalista formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia, da UFRGS, no projeto Arenização e gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio Ibicuí - RS/Brasil. Estou desenvolvendo a pesquisa Reforma Agrária, Reterritorialização e Agroecologia: estudo de caso em Sant Ana do Livramento/RS. Faço parte da Cooperativa Catarse; nosso trabalho se aproxima de movimentos e organizações que entendem informação e cultura como direitos humanos e a comunicação como uma ação transformadora.
  • Rosa Maria Vieira Medeiros, POSGEA-UFRGS
    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) , doutorado em Geografia - Université de Poitiers (1998) e Pós-doutorado no GREGUM - Université du Maine - França (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: rio grande do sul, assentamentos, reterritorialização, assentamento e reforma agrária.

Downloads

Publicado

2009-12-31