Conservação de recurso genético pode ser uma fonte de renda extra para a pequena propriedade

Autores

  • José Roberto Pinto Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Aparecida Sahyun Universidade Estadual de Londrina
  • Suzana Lucy Nixdorf Universidade Estadual de Londrina
  • Loana Aparecida Johansson Klabin
  • Luiz Vicente Miranda Klabin

Palavras-chave:

Espinheira santa, agricultura familiar, planta medicinal, reserva legal, dissimilaridade genética.

Resumo

Maytenus aquifolium Mart é uma espécie nativa no Paraná indicada para gastrite e para úlcera estomacal que está presente em regiões de subbosque a margem de riachos e rios. O objetivo desse trabalho foi identificar genótipos de três populações de Espinheira Santa na região de Telêmaco Borba pela análise do polimorfismo de DNA utilizando marcadores RAPD. Verificou-se uma diversidade genética entre os indivíduos de 78,23%. Os materiais selecionados poderão ser utilizados para a recomposição de matas ciliares e fonte de renda para as pequenas propriedades.

Biografia do Autor

  • Sandra Aparecida Sahyun, Universidade Estadual de Londrina
    possui graduação em Ciencias Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (1994), Especialização em bioquimica aplicada a biotecnologia e mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente é aluna do curso de Doutorado na Agronomia da Universidade Estadual de Londrina(Fitoctenia , plantas medicinais). Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: genética e citogenética Humana, animal e vegetal,genética molecular de plantas, fermentação alcoolica, mutagênese e biotecnologia e cromatografia.
  • Suzana Lucy Nixdorf, Universidade Estadual de Londrina
    Pós-Doc pela Universidad Castilla-La Mancha (Espanha - 2008); Doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000); Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (1996). Atualmente é Pesquisadora e Professor Associado A da Universidade Estadual de Londrina, Revisor dos periódicos Nacionais e Internacionais e Assessora Científica da Fundação Araucária. Coordenadora de Projetos de Pesquisa Multidisciplinares e Orientadora de IC e Mestrado em Química da UEL.Tem experiência na área de Química, com ênfase em Separação, atuando principalmente nos seguintes temas: HPLC e CG em desenvolvimento de metodologias analiticas aplicadas a alimentos, medicamentos e fitocompostos, amostras de meio ambiente e saúde humana, com enfase no estudo de carboidratos em café e projetos de instrumentação.
  • Loana Aparecida Johansson, Klabin
    Farmaceutica, Gerente de Operações/Não Madeireiros, KLABIN S/A - área de PFNM - Produtos Florestais Não Madeireiros
  • Luiz Vicente Miranda, Klabin
    Supervisor KPPF | Não Madeireiros - Fitoterapia, KLABIN S/A - área de PFNM - Produtos Florestais Não Madeireiros.

Downloads

Publicado

2009-12-31