003-Discutindo a educação do campo e a agroecologia - o Projeto EDUCOAGRO e o desenvolvimento local no Município de Jupi, PE
Palavras-chave:
agricultura familiar, educação do campo, percepção ambiental.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a contribuição do projeto EDUCOAGRO (Educação Cooperativa e Agroecológica), no Município de Jupi, PE, em 2009. Para conhecer a percepção sobre a escola de campo e sua contribuição no resgate da identidade campesina e construção do pensamento agroecológico foram realizadas visitas nas escolas municipais, entrevistas e aplicação de questionários semi-estruturados com os atores sociais. A pesquisa baseou-se na etnociência e na pesquisa-ação, considerando os eixos: atributos de significado, relação ensino-aprendizagem, educação agroecológica. Os dados analisados permitiram considerar que as escolas precisam ir (re)construindo a sua identidade do campo, levantar subsídios para o ensino-aprendizagem e resgatar o conhecimento agroecológico. Os resultados obtidos foram socializados no I Fórum de Educação no Campo e Agroecologia que favoreceu a discussão sobre políticas públicas, a definição de prioridades e de outros indicadores que poderão colaborar na (re)construção das escolas rurais e inserção dos agricultores familiares em processos de desenvolvimento local.Downloads
Publicado
2011-06-16
Edição
Seção
III Seminário de Agroecologia do MS