Percepção do consumidor sobre uma feira agroecológica e da agricultura familiar
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo levantar a percepção do consumidor em relação à Feira Agroecológica e da Agricultura Familiar dentro da Unidade Acadêmica de Garanhuns- Universidade Federal Rural de Pernambuco-UAG/UFRPE. Foi realizada pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da UAG/UFRPE e apoiada pelo Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa- AGROFAMILIAR. O trabalho foi feito com base metodológica na pesquisa-ação durante a feira realizada pelos agricultores familiares da COOPAGA- Cooperativa de agricultores familiares e agropecuários de Garanhuns, na qual a comercialização foi estimulada pelos princípios da economia solidária, com oferta de alimentos advindos da produção com base agroecológica. Teve como primeira etapa o diálogo entre agricultor e consumidor/comunidade acadêmica, através da realização da oficina de feiras agroecológicas, e como segunda etapa a aplicação de entrevistas durante a realização da feira. Apresentou como principais resultados uma grande aceitação da feira no espaço acadêmico, a expectativa do consumidor acerca de produtos de boa qualidade, livres de produtos químicos e o desejo de oferta de diversos produtos da agricultura familiar.Referências
ALVARENGA, C. F. S.; COELHO, A. A.; GURJÃO, K.C.O. Feira Agroecológica no Alto Sertão da Paraíba: Produzindo Saúde, 2009.
ANJOS, F.S; GODOY, W.I. A Importância das feiras livres e ecológicas: Um espaço de trocas e saberes da economia local. Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, fev. 2007.
BEZERRA, A. F. A. As Incubadoras Sociais e o Desenvolvimento Local. APRONTEC- XXII SEMINARIO NACIONAL DE PARQUES TECNOLOGICOS E INCUBADORAS DE EMPRESAS. 2013.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HIGIE, R.A; FEICK,L.F. Enduring involvement: conceptual and methodological issues. Advances in Consumer Javanovich, 1975.
KARAM, K. F.; ZOLDAN, P. Comercialização e consumo de produtos agroecológicos: pesquisa dos locais de venda, pesquisa do consumidor. Relatório final. Florianópolis: Instituto CEPA/SC, 51 p
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 14º ed. São Paulo: Cortez, 2005.