11030 - Construção de blogs proporciona troca de experiências na Agroecologia

Autores

  • BRUNO Toribio Xavier Universidade Federal de Viçosa
  • Victor Netto
  • Juscélia Soares
  • Sandro Moreira
  • Michelle França
  • Renata Benevenuto
  • Jaime Aparecido Dias Estudante Agroecologia IFET/RP

Palavras-chave:

internet, troca de saberes, ensino em Agroecologia

Resumo

As atividades desenvolvidas pelo homem geram algum tipo de impacto negativo ao ambiente. Estes impactos e a forma mais sustentável de aproveitamento dos recursos naturais são objetos de estudo de disciplinas nos Cursos de Agroecologia. Diversos temas podem ser trabalhados tendo como recurso auxiliar os blogs. Os objetivos desta experiência foram: proporcionar um espaço para divulgação de textos relacionados às disciplinas ministradas em consonância com a Agroecologia; Divulgar metodologias, textos, pensamentos, opiniões e outras informações que contribuam para o crescimento da Agroecologia e resgatar e registrar o conhecimento prévio dos estudantes. Os resultados obtidos com a implementação dos blogs de conteúdo acadêmico sinalizam que é possível adotar o uso da tecnologia para criar novos espaços de construção do conhecimento. Estes novos espaços devem ser incentivados e incorporados a prática docente como meio de registrar a produção intelectual. Através destes registros e conseqüente troca de experiências e saberes, acredita-se que haverá maior integração entre os diferentes atores e fortalecimento da Agroecologia.

Biografia do Autor

  • BRUNO Toribio Xavier, Universidade Federal de Viçosa
    Estudante de Doutorado em Solos e Nutrição de Plantas e Professor Substituto do IFET Sudeste de MG Campus RP.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas