11082 - Caracterização do uso de palmeiras (Arecaceae) no Mosaico de Unidades de Conservação (MUC) Lago de Tucuruí – Pará.

Autores

  • Fábio Reis Araújo Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
  • Maria Aparecida Lopes Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Diego Macedo Rodrigues Universidade Federal Rural da Amazônia

Palavras-chave:

etnobotânica, Attalea speciosa, Tucuruí, Rio Tocantins

Resumo

O objetivo com este trabalho é caracterizar o uso de palmeiras por moradores do Mosaico de Unidades de Conservação do Lago de Tucuruí, estado do Pará. O estudo foi baseado em amostragem acidental de 232 famílias com questionários semi-estruturados. Os informantes conhecem 27 espécies de palmeiras e utilizam 20 destas, cujos usos estão distribuídos em sete categorias, destacando-se alimentação, utensílios e construção. As espécies mais usadas foram Attalea speciosa, Oenocarpus bacaba, Euterpe oleracea, Attalea maripa e Socratea exorrhiza. A diversidade e a homogeneidade de uso de palmeiras entre os habitantes da área de estudo foi relativamente baixa, o que pode estar associado à baixa diversidade de espécies de palmeiras na Amazônia oriental se comparada a outras partes da Amazônia; ao histórico de dinâmica migratória, sobretudo de estados do nordeste brasileiro onde Attalea speciosa tem grande importância sociocultural.

Biografia do Autor

  • Diego Macedo Rodrigues, Universidade Federal Rural da Amazônia
    Graduado em Engenharia Agronômica pela UFPA, Mestrado em Produção Vegetal pela UFT e Doutorando em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Amazônia. Atuando no Manejo Ecológico de Pragas e Ecologia de Artrópodes.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)