14480 - Estágio de campo em estabelecimentos agrícolas familiares na Amazônia: experiências de práticas agroecológicas para graduandos em agronomia

Autores

  • Eguinaldo dos Santos Guimarães Universidade Federal do Pará
  • Camila Lima Santos Universidade Federal do Pará
  • Diego Macedo Rodrigues Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Agricultura familiar, agroecossistemas, manejo, sustentabilidade,

Resumo

A experiência ocorreu em um estabelecimento agrícola familiar no projeto de assentamento Alegria no município de Marabá-PA, durante o estágio de campo obrigatório do curso de Agronomia, da Faculdade de Ciências Agrárias de Marabá (FCAM). O objetivo foi o de aproximar o graduando da realidade agrária que envolve a agricultura familiar na região, convivendo durante uma semana com o agricultor sempre buscando entender de forma holística as relações do núcleo familiar e estabelecimento agrícola. Foram realizadas observações, seguidas do arranjamento dos resultados para posteriores apresentação, que focaram pontos básicos como o manejo e aspectos ecológicos dos agroecossistemas, dos solos, estabilidade e segurança alimentar do núcleo familiar, além das relações e perspectivas sustentáveis da família para o estabelecimento agrícola. Assim, nas observações foi verificado que o manejo do estabelecimento agrícola familiar como um todo, mesmo manejado empiricamente pelo agricultor, mostrou o quanto a sabedoria popular é importante para a consolidação de uma agricultura tradicional produtiva, sustentável e segura, com práticas agroecológicas simples em vista das utilizadas em cultivos convencionais.

Biografia do Autor

  • Eguinaldo dos Santos Guimarães, Universidade Federal do Pará
    Discente do curso de Agronomia, bolsista do cnpq, desenvolve atvidades na área de entomologia, lotado no laboratório de manejo ecológico de pragas da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>