11244 - Implantação de um Jardim Didático Agroflorestal na UFPE

Autores

  • TIAGO JATOBÁ UFPE
  • MARIANA MACIEL UFPE, SEMAS-PE
  • GILBERTO RODRIGUES UFPE
  • NATÁLIA SOUSA UFPE
  • CAINÃ FERRAZ
  • ÁGATHA OLIVEIRA-SILVA

Palavras-chave:

Agroecologia, Permacultura, Sistema Agroflorestal

Resumo

A implantação do Jardim Didático Agroflorestal (JDA) visa dar maior função ecológica e social a uma área no Centro de Ciências Biológicas da UFPE e tem como metas desenvolver atividades e projetos pedagógicos, pesquisas acadêmicas e vivências com tecnologias sustentáveis da Permacultura e Agroecologia. A primeira etapa do projeto possibilitou a formação de um grupo MIT (multi-inter-trandisciplinar). A atuação dos alunos no JDA tem acontecido em forma de mutirões autogestionados e incluem ações como: planejamento coletivo e manejo da área, adubação verde, capina seletiva e nucleação, além de proposições de eventos e palestras com intuito de popularizar o laboratório vivo, agregar novos participantes e fortalecer os conhecimentos sobre tecnologias sustentáveis. Após um ano e dois meses do início do manejo da área escolhida, foi possível visualizar uma mudança na Biota existente com o aparecimento de espécies (vegetais e animais) não avistadas no local antes desse projeto. A iniciativa do JDA permitiu a reflexão sobre gestão ecológica participativa e sobre o uso de espaços verdes em áreas públicas, como na UFPE, além de aprendizado prático para seus realizadores.

Biografia do Autor

  • TIAGO JATOBÁ, UFPE
    Estudante de graduação Ciências Biológicas
  • MARIANA MACIEL, UFPE, SEMAS-PE
    Gradação Ciências Ambientais
  • GILBERTO RODRIGUES, UFPE
    Prof. Doutor Adjunto do Departamento do Zoologia CCB UFPE
  • NATÁLIA SOUSA, UFPE
    Estudante de graduação em Ciências ambientais
  • CAINÃ FERRAZ
    Estudante de graduação em Ciências ambientais
  • ÁGATHA OLIVEIRA-SILVA
    Graduação em Ciências Biológicas

Downloads

Publicado

2011-11-23

Edição

Seção

VII CBA - 4. Agroecologia e os Biomas brasileiros

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)