Novidades produtivas: (re)criando a agroecología no Alto Sertão Sergipano
Resumo
O presente trabalho tem como como objetivo analisar de que forma a utilização de novidade produtivas, por agricultores(as) camponeses, vem fortalecendo a agroecologia no Alto Sertão Sergipano. Através de técnicas participativas, foram estudadas dois agricultores em duas diferentes comunidades: (i) Augustinho no município de Nossa Senhora da Glória e (ii) Lagoa da Volta no município de Porto da Folha. Foi observado que a utilização de novidades produtivas tem potencializando o processo de transição agroecológica na região, destacando-se a emergência dessas novidades dentro de um sistema complexo de práticas, processos e organização social, (re)criados como forma de resistência pelas famílias camponesas.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
PETERESEN, P. et al. A construção de uma ciência a serviço do campesinato. In: PETERSEN, P. Et al. Agricultura familiar camponesa na construção do futuro. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2009.
RUAS, E. D. et al. Metodologia participativa de extensão rural para o desenvolvimento sustentável – MEXPAR. 1ª Ed. Belo Horizonte: Bárbara Bela Editora Gráfica, 2006.
Downloads
Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico