11389 - A trajetória do movimento de educação do campo e agroecologia na articulação de experiências de aprendizagem

Autores

  • Jozias Umbelino Leite Universidade Federal da Paraíba.
  • Lucas Kennedy Silva Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Ana Jessica Soares Barbosa Universidade Federal da Paraíba
  • Wenia Barros dos Santos
  • Rayana Vanessa Alves Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Alexandre Eduardo de Araújo

Palavras-chave:

Construção de Conhecimento, Agroecologia, aprendizagem

Resumo

Os movimentos estudantis que militam pela Agroecologia consistem em suporte que contribui para aproximação dos conceitos aos iniciantes nessa ciência. O Movimento de Educação do Campo e Agroecologia (MECA) é uma articulação de estudantes do CCHSA/UFPB que militam para construção do conhecimento sobre a agroecologia e educação do campo. No conjunto das ações o MECA apresenta para a comunidade acadêmica que acompanha a Agroecologia, os resultados das experiências em comunidades rurais dos municípios de Solânea-PB, Casserengue-PB e Bananeiras-PB. As principais ações consistiram em: participação em eventos; organização de eventos; apoio a projetos; acompanhamento das dinâmicas de construção do conhecimento agroecológico na região; divulgação da agroecologia e Educação do Campo na academia e nas comunidades rurais. Como principais conquistas: afirmação como movimento; grupo de estudos; realização de trabalhos acadêmicos; premiação em eventos. Alguns desafios apontados nas reflexões dos integrantes são: massificar o Movimento; renovação; aumentar o número de participantes; despertar a liderança; bem como, Interagir com outras instituições.

Biografia do Autor

  • Jozias Umbelino Leite, Universidade Federal da Paraíba.
    Programa de Pós Graduação em Tecnologia Agroalimentar. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias.

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Publicado

2011-11-19

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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