11409 - A formação profissional no ensino agrícola diante das demandas do curso técnico em agroecologia

Autores

  • Diogo Souza Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

docência, licenciatura, educação

Resumo

O objeto de estudo deste trabalho se situa na formação de professores e técnicos para atender um processo de transição agroecológica no Brasil. De modo que estudamos as Instituições de Ensino Técnico voltadas para o curso de agroecologia. Quanto ao curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da UFRRJ, que forma o professor para atuar no ensino das ciências agrárias, este está sendo convocado para repensar a sua prática que será necessária como educador-pesquisador diante do quadro de transição agroeocológica. O acúmulo de leituras, participação em eventos, visita as Instituições e questionários aplicados a professores e estudantes, foram procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Dentre alguns avanços do curso de LICA quanto à formação na área da sustentabilidade, agroecologia e educação do campo, observamos que os estudantes vêm buscando esta formação paralela em grupos organizados. Porém destacamos a necessidade desta formação se constituir como práxis curricular.

Biografia do Autor

  • Diogo Souza Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Estudante de Licenciatura em Ciências Agrícolas da UFRRJ e bolsista de iniciação científica na área de educação do campo e ensino de agroecologia.

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Publicado

2011-11-30

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia