11409 - A formação profissional no ensino agrícola diante das demandas do curso técnico em agroecologia
Palavras-chave:
docência, licenciatura, educaçãoResumo
O objeto de estudo deste trabalho se situa na formação de professores e técnicos para atender um processo de transição agroecológica no Brasil. De modo que estudamos as Instituições de Ensino Técnico voltadas para o curso de agroecologia. Quanto ao curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas (LICA) da UFRRJ, que forma o professor para atuar no ensino das ciências agrárias, este está sendo convocado para repensar a sua prática que será necessária como educador-pesquisador diante do quadro de transição agroeocológica. O acúmulo de leituras, participação em eventos, visita as Instituições e questionários aplicados a professores e estudantes, foram procedimentos metodológicos adotados na pesquisa. Dentre alguns avanços do curso de LICA quanto à formação na área da sustentabilidade, agroecologia e educação do campo, observamos que os estudantes vêm buscando esta formação paralela em grupos organizados. Porém destacamos a necessidade desta formação se constituir como práxis curricular.Downloads
Publicado
2011-11-30
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia