13679 - Os cursos de agroecologia no debate sobre formação de professores e articulação com a agricultura familiar camponesa

Autores

  • Diogo Souza Pinto Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

profissionalização docente, ensino agrícola, educação do campo

Resumo

A crescente criação dos cursos de agroecologia merece atenção no que diz respeito ao protagonismo dos movimentos sociais pela trajetória de constituição deste ramo da ciência. Constatamos que as bases que sustentam os conhecimentos em alguns destes cursos não refletem efetivamente as experiências dos movimentos no âmbito da prática e do trabalho em agroecologia nas comunidades de agricultores familiares. Esta característica culminou na recente criação participativa dos princípios e diretrizes da educação em agroecologia. Este artigo dialoga com as pesquisas no âmbito da identidade profissional docente e dos cursos de agroecologia na educação profissional, tomando como base o estudo de quatro cursos de diferentes instituições. Apontamos assim a necessidade de uma formação para os professores que atuam nestes cursos e a articulação entre as instituições de ensino e os movimentos sociais, para que as propostas da agroecologia não sejam equivocadas na formação profissional dos agroecólogos.

Biografia do Autor

  • Diogo Souza Pinto, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação:Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Demandas Sociais. Projeto de Pesquisa: Formação de Professores e Educação em Agroecologia

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação