11523 - Sistema silvipastoril em transição agroecológica em Porto Vitória, PR: um estudo socioeconômico

Autores

  • Róger Daniel de Souza Milléo IAPAR
  • Dirk Claudio Ahrens IAPAR
  • José Armindo Bonato EMATER
  • Cátia Cristina Rommel IAPAR
  • Flávia Comiran IAPAR

Palavras-chave:

gestão, renda, autoconsumo

Resumo

Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar a viabilidade socioeconômica de um sistema silvipastoril, em transição agroecológica. Esta propriedade faz parte da Rede de propriedades familiares no Centro Sul do Paraná utilizando a metodologia adaptadas das Redes de Referência para Agricultura Familiar, acompanhadas no período de 2004 a 2011. Constata-se a importância do autoconsumo na renda da família. Esta melhorou gradativamente sua renda de R$ 749,69, na safra 2005/06, para R$ 1.796,48 por equivalente homem mês, em 2010/11, um aumento de 240%, em função de uma gestão mais eficiente. O incremento da madeira, no subsistema silvipastoril, passa a ser uma relevante fonte de renda no sistema familiar.

Biografia do Autor

  • Róger Daniel de Souza Milléo, IAPAR
    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1992), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Atualmente é agente de ciência e tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema de produção, agricultura familiar, gestão de propriedades, enfoque sistêmico e agroecologia. Mais recentemente, tem desenvolvido trabalhos de pesquisa e desenvolvimento em Rede de Propriedades Familiares Agroecológicas no Centro-Sul do Paraná, implantação de Sistema de Gestão Ambiental na Unidade Regional de Pesquisa Centro-Sul do Instituto Agronômico do Paraná e georreferenciamento de imóveis rurais.
  • Dirk Claudio Ahrens, IAPAR
    possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico do Paraná em Ponta Grossa e líder do programa de pesquisa em Agroecologia da instituição. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, Agroecologia e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecolgia, gestão de propriedades familiares agroecológicas, qualidade fisiológica e teor de água de sementes.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>