11620 - Agroecologia: Abordagens Necessárias para a Educação do Campo

Autores

  • Flávio Henrique Silva de Sena Universidade Estadual de Montes Claros
  • Maria Giselle Mota
  • Lize Moraes Vieira Cunha Unimontes
  • Rubens Gabriel Caires Campos Unimontes
  • Ana Cecília Mariana Aguiar Unimontes
  • Mateus Alves Rodrigues Unimontes

Resumo

Este trabalho aborda questões relacionadas à agroecologia e educação do campo, bem como os demais fatores a estes relacionados. A agricultura familiar é uma ferramenta essencial na construção do desenvolvimento rural sustentável, pois tem se apresentado como uma estrutura capaz de incorporar as dimensões sócio-econômicas, ambientais e culturais. A educação do campo é um conceito político que diz respeito a luta popular por políticas públicas que garantam direito à educação e a uma educação que seja no e do campo, considerando as demandas, sonhos e desejos de sua população. O objetivo deste presente trabalho foi promover sensibilização, reflexão e conscientização dos agricultores e agricultoras através da agroecologia e da construção de um diagnóstico participativo próximo a realidade da qual estão inseridos, contribuindo para o desenvolvimento local que proporcione qualidade de vida.

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Publicado

2011-12-17

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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