11874 - Produção de sementes de feijão-vagem (Phaseolus vulgaris L.) sob cultivo orgânico protegido na região serrana do Rio de Janeiro

Autores

  • Renata Nápolis Fonte Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Renata Brito UFRRJ
  • Hebert Araújo Carvalho UFRRJ
  • Elania Rodrigues da Silva UFRRJ
  • Higino Marcos Lopes UFRRJ

Palavras-chave:

produção de sementes, cultivo orgânico

Resumo

Praticamente não há tecnologias para produção de sementes direcionadas ao feijão-de-vagem (Phaseollus vulgaris L.), especialmente para cultivares de crescimento determinado. Para empresas produtoras de sementes, interessam cultivares de ampla adaptabilidade, que possam ser plantadas em diferentes ambientes, enquanto que para o produtor seria desejável a utilização de cultivares mais adaptadas às suas condições edafoclimáticas (PEIXOTO et al.,1993). Os rendimentos médios em cultivos rasteiros, no Brasil, variam de 800 a1200 kg/ha, podendo atingir até 1600 kg/ha. O manejo orgânico para produção de sementes deve enquadrar práticas que se adaptem à realidade da pequena agricultura, além de atender à preservação do meio ambiente e da qualidade de vida no meio rural (EHLERS, 1996). O presente trabalho teve o objetivo de avaliar a produtividade de sementes de feijão de vagem de crescimento determinado, cultivar Alessa, sob cultivo orgânico protegido em quatro épocas de colheitas e dois arranjos de plantas.

Biografia do Autor

  • Renata Nápolis Fonte, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Dissertação de Mestrado em Fitotecnia, UFRRJ, tecnologia e produção de sementes e agroecologia
  • Higino Marcos Lopes, UFRRJ
    artigos completos em periódicos, resumos expandidos publicados em anais de congressos, na área de tecnologia de sementes, Fitotecnia.

Downloads

Publicado

2011-12-22

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas