11908 - Qualidade de frutos e produtividade do tomateiro ‘Floradade’ em função do espaçamento e número de hastes em sistema de produção de base ecológica

Autores

  • Denise de Souza Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Maristela Watthier Universidade Federal de Pelotas
  • Diego Rosa da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Marins Nogueira Peil Universidade Federal de Pelotas
  • José Ernani Schwengber Embrapa Clima Temperado
  • Ana Cristina Richter Krolow Embrapa Clima Temperado

Palavras-chave:

avaliação química, densidade de plantio, manejo ecológico

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade dos frutos e a produtividade do tomateiro ‘Floradade’ em função do espaçamento e do número de hastes por planta em sistema de produção de base ecológica. O experimento foi realizado na Estação Experimental Cascata, Embrapa Clima Temperado, Pelotas, RS. Os fatores experimentais foram número de hastes por planta, 02 e 04, e espaçamento entre plantas, 0,40 e 0,50 m. O delineamento experimental adotado foi o de blocos completos casualizados. Após cada colheita, os frutos foram contados e pesados. Foi coletada uma amostra dos frutos na metade do período produtivo para análise química. Foi determinada a produção, número e massa média de frutos, além de teor de ácido ascórbico (AA), sólidos solúveis e pH. Os resultados obtidos mostram que a produção por planta e a produtividade não são influenciadas pelo espaçamento e o número de hastes na planta. Os espaçamentos entre plantas de 0,40 e 0,50 m apresentam-se adequados para o cultivo do tomateiro ‘Floradade’ em sistema de base ecológica, sendo que as plantas com duas hastes apresentam maiores teores de AA e maiores ou iguais massas médias de frutos que as plantas com quatro hastes.

Biografia do Autor

  • Denise de Souza Martins, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2008) e mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2010), no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar (PPGSPAF), com dissertação na área de produção de base ecológica de morangueiro. Atualmente é discente de doutorado no PPGSPAF com tese voltada ao manejo fitotécnico do tomateiro em cultivo de base ecológica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Agroecologia (sistemas de produção de base ecológica) e Olericultura.
  • Maristela Watthier, Universidade Federal de Pelotas
    Atualmente cursa Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Pelotas, sendo estagiária da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Clima Temperado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia.
  • Diego Rosa da Silva, Universidade Federal de Pelotas
    Atualmente cursa Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia.
  • Roberta Marins Nogueira Peil, Universidade Federal de Pelotas
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em Agronomia/ Produção Vegetal pela Universidade Federal de Pelotas (1992) e doutorado em Agronomia/Agriculturas Intensivas y Cultivos Protegidos - Universidad de Almería (2000). Atualmente é professor Associado II do Departamento de Fitotecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/ Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Olericultura, com ênfase em cultivos protegidos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de produção, ecofisiologia da produção, cultivos sem solo e enxertia. É professora das disciplinas obrigatórias de Horticultura Geral e Sistemas de Produção em Olericultura para o curso de graduação em Agronomia e das disciplinas de Produção de Hortaliças, Ecofisiologia da Produção de Hortaliças em Ambiente Protegido e Cultivos sem solo para o Programa de Pós-graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar.
  • José Ernani Schwengber, Embrapa Clima Temperado
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1995) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2001). Atualmente é pesquisador III da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, tendo atuado como Professor da Universidade Federal de Pelotas e como extensionista da Emater/RS. Atua principalmente com pesquisa em Agroecologia (sistemas de produção de base ecológica) e Horticultura.
  • Ana Cristina Richter Krolow, Embrapa Clima Temperado
    Possui graduação em Farmácia Bioquímica Hab Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (1996) e doutorado em Ciência e Tecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de Pelotas (2007). Atualmente é pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de leite e derivados lácteos, frutas e hortaliças e agricultura familiar.

Downloads

Publicado

2011-12-26

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>