12154 - Cultura Puri e arteeducação – potenciais artísticos/subjetivos na construção e valorização de experiências contra-hegemônicas

Autores

  • Mayara Helena Alvim Universidade Federal de Viçosa
  • Willer Araujo Barbosa
  • Jaqueline Cardoso Zeferino
  • Aline Serzedello Vilaça

Palavras-chave:

Arteeducação, interculturalidade, contra-hegemonia

Resumo

Este resumo é parte da pesquisa de iniciação científica Mestres Griôs da Cultura Puri a partir de sua história oral – Uma experiência em arteeducação que objetiva a criação de trabalhos artísticos que subsidiem a contrução de material arteeducativo para a Escola Família Agrícola Puris e rede municipal de ensino da cidade de Araponga. Na região de Araponga, desenvolvem-se experiências agroecológicas que a pesquisa Educação Popular e Cultura Puri: duzentos anos de solidão em defesa da vida e do meio ambiente defende emergir de braços dados à processual auto-identificação dos agricultores familiares da região com a etnia indígena Puri. Ele é, portanto, o explicitar de uma das estratégias que o Programa Teia e seus parceiros adotaram para a valorização das experiências que se desenvolvem na região considerando corpo e ancestralidade.

Biografia do Autor

  • Mayara Helena Alvim, Universidade Federal de Viçosa
    Departamento de Artes e Humanidades - Dança - Arte-educação
  • Willer Araujo Barbosa
    Departamento de Educação - Educação Popular

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Publicado

2011-12-29

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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