11996 - Alternâncias educativas e homeopatia agrícola: uma investigação etnográfica sobre a reconversão agroecológica do Assentamento Pe. Jésus – Espera Feliz–MG

Autores

  • Thais Helena Teixeira Universidade Federal de Viçosa
  • Willer Araujo Barbosa Universidade Federal de Viçosa
  • Myriam Raffaela Criscuolo Universidade Federal de Viçosa
  • Karoline Querubim Peixoto Universidade Federal de Viçosa
  • Marília da Silva Angelo Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

educação do campo, agroecologia, homeopatia, acesso à terra

Resumo

Este relato de experiência retrata a vivência desenvolvida nos trabalhos educativos que se processam em um assentamento, realizados através do Projeto Educação do Campo e Homeopatia Agrícola, que faz parte de uma mobilização feita no município de Espera Feliz-MG junto aos agricultores e agricultoras da região. Vem sendo realizado desde fevereiro deste ano de 2011, com o objetivo de fortalecer o saber agroecológico e promover o desenvolvimento local sustentável, que se processa através de um curso de homeopatia agrícola. Buscamos apoiar material e metodologicamente, através de parcerias com órgãos e projetos. Dentre os resultados até aqui alcançados destacam-se a sensibilização das pessoas sobre a importância de uma agricultura que respeite a natureza, com práticas sustentáveis, diversificação e que preservem o meio em que estão inseridos. E o reconhecimento, cada vez maior, do local como parte de suas vidas, se entendendo como parte importante do ambiente.

Biografia do Autor

  • Thais Helena Teixeira, Universidade Federal de Viçosa
    Graduanda em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Economia Rural. Bolsista de iniciação científica do Observatório de Educação de Campo- Departamento de Educação/CAPES.
  • Willer Araujo Barbosa, Universidade Federal de Viçosa
    Professor do Departamento de Educação UFV, Fundamentos da Educação, Filósofo, Doutor em Educação.
  • Myriam Raffaela Criscuolo, Universidade Federal de Viçosa
    Graduanda em Agronomia pela UFV, Bolsista de iniciação científica do Observatório de Educação de Campo- Departamento de Educação/CAPES.
  • Karoline Querubim Peixoto, Universidade Federal de Viçosa
    Graduanda em Ciências Contábeis pela UFV, Bolsista FAPEMIG
  • Marília da Silva Angelo, Universidade Federal de Viçosa
    Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, Bolsista MEC/PROEXT/SESu Programa Teia

Downloads

Publicado

2011-12-27

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)