12297 - Políticas públicas de assistência técnica e extensão rural com enfoque agroecológico: análise das ações do UNIATER no território do Recôncavo da Bahia

Autores

  • Isabel de Jesus Santos Centro de Formação de Professores-CFP/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Bruna Maria Santos de Oliveira Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
  • Claudia Brito Abreu Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
  • Ademilde Silva dos Reis Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
  • André Santos de Oliveira Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
  • Alícia Ruiz Olalde Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.

Palavras-chave:

Políticas públicas de ATER, Agricultura familiar e Agroecologia

Resumo

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) , construída em parceria com as organizações sociais, foi instituída pelo Governo Federal a partir do ano de 2003. Define que ela deve contribuir para implantação e consolidação de estratégias de desenvolvimento rural sustentável; ruptura com o modelo extensionista baseado na Teoria de Difusão de Inovações; uso das metodologias participativas nos serviços públicos de ATER. A atividade abrange 18 comunidades e um assentamento no total 5 municípios. Tomou como base a metodologia de agentes multiplicadores utilizou-se as metodologias participativas com ferramentas do diagnóstico rápido participativo, a exemplo do FOFA ( fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças). O princípio básico do DRP (diagnóstico rápido participativo) consiste em favorecer a troca e a aprendizagem entre todos (as) os (as) participantes das atividades coletivas que possuem cunho sócio-educativo e político. O objetivo desse trabalho é avaliar as ações de ATER desenvolvidas com comunidades do Território do Recôncavo da Bahia.

Biografia do Autor

  • Isabel de Jesus Santos, Centro de Formação de Professores-CFP/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Estudante de Pós-Graduação em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial do Semiárido Brasileiro
  • Bruna Maria Santos de Oliveira, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
    Estudante de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo AGROVIDA.
  • Claudia Brito Abreu, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
    Estudante de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo AGROVIDA.
  • Ademilde Silva dos Reis, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
    Estudante de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Conselho Diretor do Grupo AGROVIDA.
  • André Santos de Oliveira, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
    Estudante de Agronomia, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do Grupo AGROVIDA.
  • Alícia Ruiz Olalde, Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.
    Professora Adjunta do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas- CCAAB/ Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB.

Downloads

Publicado

2011-12-03

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas