001 - A Interlocução entre a Pedagogia da Alternância e a Universidade

Autores

  • Camila CUNHA UEMS
  • Luciene Cléa da Silva BANDECHI UEMS

Palavras-chave:

saberes, monitoria, agroecologia

Resumo

A pedagogia da alternância, inserida nas universidades, escolas do campo e entidades agrícolas possibilita uma interlocução de saberes oriundos do contexto familiar e educacional, propondo a troca de experiências e a ampliação de práticas sustentáveis. Com o auxílio do programa institucional de monitoria, proporcionado pela UEMS, o objetivo deste trabalho é apresentar algumas atividades desenvolvidas dentro e fora da instituição, almejando a troca de saberes concernentes à agroecologia, através da discussão de medidas voltadas para preservação e produção sustentável do meio ambiente, a qual assume um caráter dialético na construção de saberes, possibilitando o intercâmbio de informações empíricas e científicas entre academia, acadêmicos e comunidade. Estas ações também configuram uma parceria entre escolas do campo, APOMS e entre os demais acadêmicos do curso superior de tecnologia em agroecologia, tendo em vista que o diálogo entre estes sujeitos é respaldado por conhecimentos de base agroecológica e pela preocupação com ações mais conscientes.

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Publicado

2012-10-11

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

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