Difusão da Agroecologia Através de Ferramentas Baseadas nas Concepções Pedagógicas Freirianas e Piagetianas

Autores

  • Cleberton Correia SANTOS
  • Jéssica Oliveira SOUZA
  • Luciene Cléa da Silva Monteiro BANDECHI
  • Camila CUNHA

Palavras-chave:

Educação popular, Metodologias participativas, Pedagogia construtivista

Resumo

A educação é uma ótima ferramenta de inserção e difusão de conhecimentos de práticas agroecológicas através de metodologias participativas de intervenção na comunidade escolar. O objetivo deste trabalho foi o de articular o diálogo de saberes e práticas com estudantes do ensino médio sobre a temática “sustentabilidade e desenvolvimento local”. O trabalho foi realizado com alunos do ensino médio no município de Glória de Dourados (MS). As metodologias utilizadas foram baseadas nas concepções pedagógicas piagetianas e freirianas. Em sala de aula foi realizada uma palestra abordando conceitos de práticas agroecológicas. As atividades de campo foram desenvolvidas no sitio Santa Cecília, onde foram discutidas questões sobre as implicações da agricultura convencional na sociedade e ao meio ambiente e ainda a importância estrutural e funcional de sistemas agroflorestais diversificados. Os alunos mostraram-se mais participativos no campo, reforçando a necessidade da educação popular emancipadora freiriana. A transição entre as concepções pedagógicas construtivistas, freirianas e piagetianas, foram fundamentais para promover o processo ensino-aprendizagem de forma participativa e inclusiva dos alunos na comunidade local.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências

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