068 - Mudando paradigmas: o conceito de solo vivo e não vivo

Autores

  • Sandra Barros SANCHEZ CTUR/UFRRJ
  • Christine Barros SANCHEZ UFRRJ
  • Juan Pabllo dos Santos BARBOSA CTUR/UFRRJ

Palavras-chave:

educação ambiental, agroecologia, sistema dinâmico, solo agrícola, educação agrícola.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo promover a mudança do conceito de solo, que os alunos do Ensino Fundamental possuem ao entrar em um curso técnico em Agroecologia. O projeto foi desenvolvido no Colégio Técnico da UFRRJ com alunos do 1º ano do curso Técnico em Agroecologia. A partir da disciplina agroecologia, que é considerada a base para o desenvolvimento do curso, procurou-se estabelecer uma correlação a partir dos conceitos de ser vivo e não vivo desenvolvido no ensino fundamento. Utilizando o ciclo vital, considerado como uma das características dos seres vivos foi proposta uma atividade com os alunos para a mudança de um paradigma - O solo é um ser vivo. Pudemos observar com esta atividade que os alunos compreenderam que as questões agroecológicas devem ser tratadas de forma interdisciplinar e que o solo nesse processo deve ser necessariamente entendido como um sistema vivo e dinâmico.

Downloads

Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)