100 - Visita técnica em agroecologia, sob a perspectiva de Célestin Freinet

Autores

  • Christiane Barros SANCHEZ UFRRJ
  • Juan Pabllo dos Santos BARBOSA UFRRJ
  • Sandra Barros SANCHEZ UFRRJ

Palavras-chave:

educação ambiental, cotidiano, cidadania, experiência, aula prática.

Resumo

Tendo as ideias do educador francês Célestin Freinet como perspectiva pedagógica, o objetivo deste trabalho foi a de proporcionar aos alunos unirem teoria e prática, máxima preconizada pelo pensador. Os alunos puderam experimentar a realidade de trabalho em uma fazenda produtora de orgânicos e se perceberem como participantes efetivos da formação social e histórica de seu meio. A aula-passeio, planejada e com objetivo de permitir outra visão aos alunos, foi um momento de cooperação com os professores e de comunicação com os demais alunos da escola sobre o que foi vivido. O despertar nos alunos da consciência de seu meio foi alvo atingido em cheio pelos professores, que se limitou a mediar as diferentes experiências que o passeio ofereceu, e que mostrou que o conhecimento é construído, reconstruído e transformado à medida que a necessidade de agir se faz presente.

Downloads

Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)