13465 - Horta escolar e agroecologia

Autores

  • Jussara Mantelli Universidade federal do Rio Grande - FURG
  • José Francisco Santos Moura Centro de Ensino Técnico do RS – Encruzilhada do Sul
  • Noemi Iven Silva Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Tania Ferreira Luz Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Janete Utzig Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alessandra Pacheco Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

Este relato objetiva demonstrar a viabilidade de construção da horta de base agroecológica em escola localizada no Bairro PROFILUB II em Rio Grande, onde a maioria da população vive em condições desfavoráveis de sobrevivência. A ideia principal é a educação pela agroecologia, enfatizando questões relativas ao ambiente, ao aproveitamento de resíduos orgânicos, a importância do trabalho cooperativo/solidário e alimentação saudável. Efetivado em uma escola localizada em bairro de baixa renda, teve como principal justificativa a percepção de que os alunos da rede pública principalmente os que fazem a refeição na escola, assim como a comunidade de menor acesso e conhecimento, se alimentam de forma inadequada considerando as necessidades nutricionais para um bom aprendizado e qualidade de vida. A horta se apresentou como um espaço capaz de promover, além do aprendizado sobre a produção e consumo de alimentos de qualidade, uma alternativa sustentável e possível dentro de pequenos espaços.

Downloads

Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências