13825 - Transição agroecológica: processos educativos e participativos baseados na experimentação

Autores

  • Vanderlei Franck Thies
  • Ulisses Pereira de Mello

Resumo

Entre setembro de 2005 e julho de 2007, a FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento, Educação e Pesquisa da Região Celeiro), sediada no município de Ronda Alta (RS), executou um projeto com o objetivo de resgatar, experimentar e validar técnicas de produção e processos sociais visando a transição da agricultura convencional à sustentável, baseada na Agroecologia. O projeto foi desenvolvido com três linhas de ação, articulando educandos e camponeses. O envolvimento dos educandos nas pesquisas de campo, no experimento no CAE-FUNDEP e nos experimentos conduzidos juntamente com os camponeses foi fundamental para a sua formação profissional, capacitando-os para interpretar e agir em situações complexas. Os experimentos realizados junto às unidades de produção camponesas contribuíram para o aumento da autonomia e do empoderamento dos agricultores, demonstrando a importância da interação das instituições de ensino diretamente com as comunidades rurais.

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)