13851 - Mudanças sociais e produtivas impulsionadas pela participação no curso de formação de educadores populares na região centro sul do Paraná

Autores

  • Vanderlei Franck Thies
  • Marilene Nascimento Melo

Resumo

Apresentamos com esse relato alguns resultados do estudo de caso realizado sobre o Curso de Formação de Educadores Populares, que foi executado na região centro sul do Paraná, entre os anos de 2009 e 2011. O objetivo do curso era formar educadores populares para atuar comunitariamente e fortalecer o trabalho das diversas organizações de agricultores da região. O curso contou com 12 etapas e foi realizado com base na pedagogia da alternância. Esse estudo teve por objetivo identificar modificações impulsionadas nas percepções e nas práticas sociais e produtivas dos participantes. Para tal foram aplicados questionários, feitas entrevistas, visitas e observação participante. O estudo permitiu observar vinculações entre a participação no curso e mudanças nas seguintes dimensões: nos sistemas produtivos, na perspectiva da transição agroecológica, nas percepções sociais dos sujeitos, na valorização das identidades sociais e participação política e na questão de gênero.

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Publicado

2013-11-12

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências