13944 - INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL A JOVENS INTEGRADOS AOS PROCESSOS AGRÁRIOS: UMA VISÃO AGROECOLÓGICA

Autores

  • Selma Santos Feitosa UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB, DOUTORANDA E SERVIDORA.
  • ALEX SILVA BARBOSA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB, Professor e doutorando
  • Jefferson KarlLyns da Rocha Vasocncelos UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB, aluno
  • Thatiana Maria Borges SILVA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB, mestranda
  • Francisco Abrantes ESTRELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA-UFPB, mestrando

Palavras-chave:

Semiárido, inclusão digital, educação do campo.

Resumo

Nos últimos tempos, diversos aspectos tecnológicos e sociais vêm sofrendo rapidamente transformações, um dos maiores exemplos é a informática considerada de suma importância para as sociedades contemporâneas. Além da sua utilidade como ferramenta tecnológica, o seu uso adequado, tanto na escola quanto no trabalho, faz-se necessário e indispensável. Neste sentido, o trabalho teve por objetivo prover uma formação em Informática básica contextualizada ao cotidiano de jovens das comunidades rurais situadas no Brejo Paraibano. O projeto é desenvolvido por meio de oficinas realizadas no Laboratório de Informática (LABINF) do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, Campus III da UFPB. Sendo que, os alunos que estão frequentando as oficinas dividem-se em equitativamente quanto ao gênero, 85% dos estudantes têm até 17 anos de idade, 87% estão em fase de conclusão do Ensino Fundamental e 85% dos alunos são oriundos da zona rural. A avaliação do desempenho dos participantes está sendo feita mediante a aplicação testes escritos e práticos, compostos por perguntas objetivas e discursivas de forma que o aluno possa expressar o seu ponto de vista em relação a cada assunto abordado. Os resultados demonstram que os alunos têm interesse no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). De modo geral, a Informática desperta curiosidade nos alunos onde eles buscam informações que lhes sejam úteis para qualquer atividade a ser realizada no seu cotidiano. Conclui-se que o trabalho promove não só o conhecimento, mas também a inclusão social dos alunos selecionados, capacitando-os para a carreira profissional e para uma vida social cidadã.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

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