14102 - A valorização do lixo orgânico no setor de Agroecologia no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre

Autores

  • Mariane Pereira dos Santos Souza Instituo do Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
  • Ariane Cardoso Costa Instituo do Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
  • Ray Luiz Babilon Carreço Instituo do Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
  • Wallace Luís de Lima Instituo do Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre

Palavras-chave:

Adubo orgânico, Compostagem, Produção de biomassa.

Resumo

Cada vez mais tem se intensificado a demanda de atividades que estimulem o desenvolvimento de uma consciência ambiental, não só ecológica mais também visando às questões econômicas. Nesta perspectiva o setor de Agroecologia do Instituto Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre criou uma alternativa viável e barata de produzir adubo orgânico a partir do lixo orgânico do próprio Campus. No início de 2010 foi colocada em prática à ideia, utilizou-se de metodologia para a formação dos montes de compostagem utilizando o lixo vegetal (podas de jardins, resto de culturas) e dejetos de animais (bovinos, caprinos e de aves). foi possível observar que esta foi uma ideia eficaz para aumentar a qualidade das hortaliças cultivadas e diminuir os gastos do setor. O composto passou a beneficiar no cultivo das hortaliças do setor e a iniciativa foi favorável para a redução do volume de lixo e dejetos lançados em rios e outros locais indevidos.

Biografia do Autor

  • Mariane Pereira dos Santos Souza, Instituo do Federal do Espírito Santo - Campus de Alegre
    Acadêmica do curso de licenciatura em Biologia do Ifes - Campus de Alegre, bolsista do PIDID , voluntaria do PIVIC e estagiaria do setor de agroecologiado Ifes - Campus de Alegre, área de atual Agreocologia.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>