14132 - POTENCIALIDADE DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA NO ASSENTAMENTO MADRE CRISTINA, ARIQUEMES – RO

Autores

  • Milaine Souza Lopes Projeto Padre Ezequiel/Diocese de Ji-Paraná, faculdades Integradas de Ariquemes e Universidade do Norte do Paraná - Pólo Ji-Paraná.
  • Keller Regina Soares Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Roberto Rambo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Altamir Chies Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR

Palavras-chave:

Assentados já trabalham nesta perspectiva, uma vez que não utilizam agroquímicos no manejo - Sustentabilidade – Cultura.

Resumo

RESUMO A ciência agroecológica vem sendo debatida na sociedade como um novo paradigma para o desenvolvimento das atividades agrícolas nas mais diversas regiões e locais. O presente estudo buscou diagnosticar o potencial da utilização dos princípios agroecológicos no Assentamento de Reforma Agrária Madre Cristina em Ariquemes-RO. A metodologia utilizada foi de pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevista semi-estruturada a 22 famílias de agricultores assentados. Constando-se que há potencial de produção com a utilização de princípios agroecológicos na região, tendo em vista que 73% das famílias dos cultivos destinados para consumo e geração de renda, no entanto, para alcançar a eficiência deste potencial diagnosticado ainda é necessária a (in)formação dos agricultores assentados sobre a agroecologia.

Biografia do Autor

  • Milaine Souza Lopes, Projeto Padre Ezequiel/Diocese de Ji-Paraná, faculdades Integradas de Ariquemes e Universidade do Norte do Paraná - Pólo Ji-Paraná.
    Engenheira Agrônoma da Área Agrícola do Projeto Padre Ezequiel/Diocese de Ji-Paraná. Fazendo Especialização em Microbiologia Industrial e Ambiental e Cursando I semestre de Ciências Contabeis.
  • Keller Regina Soares, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atuo na área ambiental desde 10/06/2008 e Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 19/04/2009.
  • José Roberto Rambo, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) com Especialização em Educação do Campo e Agricultura Familiar Camponesa pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é Professor Assistente e Coordenador Pró-tempore do Curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra. Com atuação na área de Agronomia, ênfase em Extensão Rural nos temas de: Agroecologia e Agricultura Familiar.
  • Altamir Chies, Universidade do Norte do Paraná - UNOPAR
    Pedagogo, Discente do I Semestre do Curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental, trabalha na agricultura.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)