Conceituação de agroecologia: o caso dos alunos de ciências agrárias da Unesp, Câmpus de Ilha Solteira-SP

Autores

  • José Roberto Rambo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Antonio Lázaro Sant'Ana Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palavras-chave:

conhecimento agroecológico, agronomia, zootecnia, percepção

Resumo

O objetivo desse artigo foi avaliar a percepção inicial sobre o conceito de agroecologia de alunos do curso de ciências agrárias da Unesp, Campus de Ilha Solteira e a posterior visão adquirida após apresentação de aula teórica e de leitura de texto sobre o tema. Pesquisou-se 37 alunos, inicialmente de forma individual e, em seguida, em grupos (16 no total). A análise de conteúdo das respostas foi realizada a partir de palavras-chave. Os resultados indicaram uma compreensão inicial não condizente com os principais teóricos da agroecologia, associada apenas a aspectos técnicos e ao menor impacto ambiental, e evoluiu para uma percepção mais ampla, envolvendo as várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social, cultural, etc.), a ideia de ciência interdisciplinar e, em alguns casos, à associação entre conhecimento popular e científico. As respostas iniciais dos alunos sugerem que o tema não tem sido tratado de forma transversal pelas disciplinas do núcleo técnico dos cursos pesquisados.

Biografia do Autor

  • José Roberto Rambo, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Agronomia, Extensão Rural, Fitotecnia e Agroecologia
  • Antonio Lázaro Sant'Ana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
    Sociologia

Referências

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Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Construção de Conhecimentos Agroecológicos

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