14189 - Diversidade e utilização de plantas medicinais na comunidade Santa Lúcia, zona rural do Município de Alta Floresta, MT

Autores

  • Ana Aparecida Bandini Rossi Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Rosi Clei Correa Moraes Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Alessandro Antonio Cavallari Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Juliana de Freitas Encinas Dardengo Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Ivone Vieira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Auana Vicente Tiago Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Bruna Mezzalira da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Poliana Vicente Tiago Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

fitoterapia, etnobotânica, conhecimento popular

Resumo

As plantas medicinais têm sido utilizadas pela humanidade desde os tempos mais remotos e atualmente têm tido destaque pela sua comprovada eficácia e também pelo seu baixo custo. Este estudo teve por objetivo sistematizar os saberes populares sobre o conhecimento e formas de uso das plantas medicinais e contribuir para a valorização do conhecimento popular. Foram realizadas entrevistas com 17 famílias da Comunidade Santa Lúcia no município de Alta Floresta, MT. No levantamento obteve-se 81 citações de plantas medicinais referentes a 42 espécies distribuídas em 26 famílias. As plantas mais usadas pelos moradores da comunidade Santa Lúcia foram Mentha sp. (8,64%), seguido de Plectranthus barbatus (Andr.) Benth (7,41%), Aloe vera L. (6,17%), Rosmarinus officinalis L. (6,17%), Baccharis trimera (Less). e Ruta graveolens L. (4,94%), Melissa oficinallis e Pimpinella anisum L. (3,7%). Segundo os entrevistados, a utilização destas plantas é de grande importância, pois minimizam os gastos com remédios, sendo um tratamento natural, acessível e eficiente no alívio de alguma sintomatologia dolorosa.

Biografia do Autor

  • Ana Aparecida Bandini Rossi, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Biologia Reprodutiva Vegetal, Filogeografia Molecular, Diversidade Genética Vegetal e conservação dos Recursos Naturais.
  • Rosi Clei Correa Moraes, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Bióloga, formada pela UNEMAT - Campus de Alta Floresta - MT.
  • Alessandro Antonio Cavallari, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Possui graduação em ENGENHARIA FLORESTAL pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012) e graduaçao em Licenciatura Plena em Ciencias Biologicas (biologo) - 2007. Possui pós graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Atualmente esta cursando a Pos Graduacao em Engenharia e Segurança do Trabalho. Realiza estudos nas linhas de pesquisa: Geoprocessamento, RAD (Recuperaçao de Areas Degradadas, licenciamento ambiental. Realiza pericias ambientais, bem como Inventario Florestal e Reflorestamento. Atualmente possui uma empresa de Assessoria e Consultoria Ambiental.
  • Juliana de Freitas Encinas Dardengo, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009) e especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Alta Floresta (FAF). Atuou como professora interina na Universidade do Estado de Mato Grosso, ministrando as disciplinas de Biofísica e Bioquímica. Atualmente é mestranda em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela UNEMAT campus de Alta Floresta - MT, com projeto vinculado na Rede Bionorte-MT.
  • Ivone Vieira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio De Mesquita Filho". É professora adjunto Doutor na área de Botânica, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Alta Floresta, atuando em pesquisa, ensino e extensão. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em germinação, desenvolvimento pós seminal e morfoanatomia vegetal, atuando principalmente com trabalhos nas familias Orchidaceae e Bromeliaceae identificando estrátegias adaptativas e caracteres que possam ser úteis para a taxonomia dos grupos. Atualmente é docente do Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos - UNEMAT, Alta Floresta.
  • Auana Vicente Tiago, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Bióloga pela UNEMAT.
  • Bruna Mezzalira da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Graduanda em Ciências Biológicas pela UNEMAT, atua principalmente na área de Genética Vegetal.
  • Poliana Vicente Tiago, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
    Graduanda em Ciências Biológicas pela UNEMAT, atua principalmente na área de Biologia Vegetal.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)