14227-Uso e diversidade de plantas medicinais na Comunidade de Curuperé, Município de Curuçá-PA

Autores

  • Virgínia Soares SILVA IFPA Campus Castanhal / Acadêmica do Curso de Agronomia, Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia.
  • Jeisy Rafaela de Souza Ribeiro IFPA Campus Castanhal / Acadêmica do Curso de Agronomia, Bolsista do PIBIT – CNPq.
  • Thatiane Nepomuceno ALVES IFPA CAMPUS CASTANHAL / ACADÊMICA DO CURSO DE AGRONOMIA, Bolsista do Núcleo de Estudos em Educação e Agroecologia na Amazônia - NEEAA.
  • Paulo Henrique Soares SILVA UFRA- Campus Capitão Poço / Acadêmico do Curso de Agronomia
  • Louise Ferreira ROSAL IFPA- Campus Castanhal / Professora Doutora, Tutora do Programa de Educação Tutorial - PET Agronomia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo levantar informações sobre o uso de plantas medicinais por moradores da Comunidade de Curuperé, município de Curuçá, Pará. O levantamento das informações sobre plantas medicinais foi realizado em julho de 2013, quando foram entrevistadas 30 pessoas procedentes da zona rural. O presente trabalho foi realizado a partir da aplicação de um questionário semi-estruturado e entrevista pré-elaborada com abordagem qualitativa. Foram citadas 84 plantas medicinais, As plantas citadas com maior frequência foram erva-cidreira com 23% e mastruz com (14%). As indicações chegaram a 39 tratamentos de enfermidades, sendo mais citadas as de baixa complexidade como hematomas (16%) e calmante (15%). Em relação parte utilizada por número de citações, primeiramente as folhas (50%) e em seguida as raízes (13%). A farmacotécnica de Curuperé é composta principalmente de chás (38%) e banho (24%). A obtenção das espécies detém principalmente da produção caseira (49%).

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>