14730 - A vivência em estabelecimento rural como estratégia de consolidação do conhecimento agroecológico

Autores

  • Thais Larissa Soares da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal
  • Louise Ferreira Rosal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal

Palavras-chave:

Informação, Agroecologia, Pará

Resumo

O presente trabalho versa sobre a experiência vivenciada por 13 estudantes do curso de Agronomia do IFPA - Campus Castanhal e 01 educadora da referida instituição no um estabelecimento rural de base ecológica denominado Sítio São Pedro, localizado no município de São Domingos do Capim, PA. O local é considerado referência no que diz respeito à experimentação agroecológica. Para a coleta de dados durante a vivência se empregou a técnica da observação participante em equipe. A experiência permitiu um rico contato entre os conhecimentos acadêmico e empírico e ainda, possibilitou se verificar de modo prático o que vem sendo estudado teoricamente pelos estudantes do grupo. Concluiu-se que a experiência de grande importância uma vez que permitiu aos estudantes um contato com a realidade concreta além de favorecer o exercício de ter sensibilidade quanto às dificuldades enfrentadas pelos agricultores e as estratégias por eles utilizadas.

Biografia do Autor

  • Thais Larissa Soares da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal
    O presente trabalho versa sobre a experiência vivenciada por 13 estudantes do curso de Agronomia do IFPA - Campus Castanhal e 01 educadora da referida instituição no um estabelecimento rural de base ecológica denominado Sítio São Pedro, localizado no município de São Domingos do Capim, PA. O local é considerado referência no que diz respeito à experimentação agroecológica. Para a coleta de dados durante a vivência se empregou a técnica da observação participante em equipe. A experiência permitiu um rico contato entre os conhecimentos acadêmico e empírico e ainda, possibilitou se verificar de modo prático o que vem sendo estudado teoricamente pelos estudantes do grupo. Concluiu-se que a experiência de grande importância uma vez que permitiu aos estudantes um contato com a realidade concreta além de favorecer o exercício de ter sensibilidade quanto às dificuldades enfrentadas pelos agricultores e as estratégias por eles utilizadas.
  • Louise Ferreira Rosal, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará Campus Castanhal
    O presente trabalho versa sobre a experiência vivenciada por 13 estudantes do curso de Agronomia do IFPA - Campus Castanhal e 01 educadora da referida instituição no um estabelecimento rural de base ecológica denominado Sítio São Pedro, localizado no município de São Domingos do Capim, PA. O local é considerado referência no que diz respeito à experimentação agroecológica. Para a coleta de dados durante a vivência se empregou a técnica da observação participante em equipe. A experiência permitiu um rico contato entre os conhecimentos acadêmico e empírico e ainda, possibilitou se verificar de modo prático o que vem sendo estudado teoricamente pelos estudantes do grupo. Concluiu-se que a experiência de grande importância uma vez que permitiu aos estudantes um contato com a realidade concreta além de favorecer o exercício de ter sensibilidade quanto às dificuldades enfrentadas pelos agricultores e as estratégias por eles utilizadas.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>