14261 - Adaptação da ferramenta MESMIS a um contexto agroextrativista amazônico

Autores

  • João Paulo Leão de Carvalho Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Luís Mauro Santos Silva Docente-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), Universidade Federal do Pará (UFPA).

Palavras-chave:

Agroextrativista, Amazônia, Indicadores, Sustentabilidade.

Resumo

Através do uso de indicadores foi possível iniciar uma discussão sobre o estado da sustentabilidade de agroecossistemas familiares. Entretanto, são raros os estudos sobre proposições metodológicas de avaliação da sustentabilidade. Este estudo tem o objetivo de analisar a experiência de adaptação da ferramenta MESMIS a um contexto agroextrativista amazônico, o Município de Curralinho, Ilha do Marajó. As reflexões deste trabalho foram construídas a partir do processo de adaptação desta ferramenta. No processo de adaptação do MESMIS a participação dos atores locais assume níveis diferenciados. O que predomina é a subjetividade de quem utiliza a ferramenta.

Biografia do Autor

  • João Paulo Leão de Carvalho, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR), Universidade Federal do Pará (UFPA).
    Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mestrando em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS/UFPA).

Downloads

Publicado

2013-12-08

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>