A experiência das disciplinas integradas Agroecologia e Sistemas Agroflorestais no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável, UFPA/ Embrapa Amazônia Oriental
Palavras-chave:
transdisciplinaridade, construção coletiva do conhecimento, inovação pedagógicaResumo
O artigo analisa o papel das disciplinas integradas de Agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFs) na formação sobre princípios e conceitos agroecológicos. O período analisado no Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS), oferecido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em colaboração com a Embrapa Amazônia Oriental, cobre de 2013 a 2016. O público tem perfil heterogêneo, principalmente quanto à formação acadêmica e a maioria não tem experiência na realidade rural. As disciplinas abordam a agroecologia a partir de suas dimensões, escalas, processos de transição e peculiaridades do ambiente amazônico. O percurso formativo converge para o papel dos SAFs, culminando com um módulo de visita a experiências de transição agroecológica que adotam SAFs, com foco na construção coletiva de conhecimento e na transdisciplinaridade. É comentado o processo de avaliação adotado, que valoriza a integração dos conteúdos teóricos com os tratados na visita de campo.