14412 - Concepções e percepções agroecológicas: um estudo de caso com acadêmicos do curso de agronomia do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis

Autores

  • Arnaldo Gonçalves Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Palavras-chave:

Ensino agrícola, Formação do agrônomo, Agroecologia.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar as concepções e percepções agroecológicas entre os acadêmicos do 6º semestre do curso de Agronomia do IFMT – Campus Campo Novo do Parecis, buscando compreender a relevância do tema para a formação profissional do agrônomo. A pesquisa foi executada em agosto de 2011, onde foi adotado o método de estudo de caso, associando dados quantitativos e qualitativos. O instrumento utilizado na coleta de dados foi questionário com questões semi-abertas. Da conclusão, destacam-se a ausência de uma conceituação teórica bem fundamentada em relação à abrangência da proposta agroecológica e uma boa percepção sobre a temática, ao manifestarem de forma geral uma grande preocupação com a questão da sustentabilidade na agricultura.

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Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação