14485 - Implantação de horta escolar em promoção da Segurança Alimentar e Nutricional no município de Lagoa Seca, PB

Autores

  • Ana Maria Coelho Bezerra Universidade Vale do Acaraú-PB, UVA Faculdades Integradas de Patos-PB, FIP
  • Maria do Socorro Bezerra Duarte Universidade Estadual da Paraíba
  • Mariana Coelho Bezerra Universidade Estadual da Paraíba
  • Tiago de Tarcio Vieira Universidade Estadual da Paraíba
  • Antonio Manoel da Silva Filho
  • Maisy Moreira Almeida

Palavras-chave:

segurana alimentar e nutricional, educação ambiental

Resumo

O fortalecimento de uma alimentação saudável, através da educação se consiste num passo importante. Este vínculo positivo associado à construção alimentar pode está associado à implantação de espaços produtivos nas escolas. Objetivou-se nesse estudo implantar uma horta em uma escola rural incentivando a prática da alimentação saudável no município de Lagoa Seca, PB. A metodologia participativa envolveu a turma do 5º ano, com práticas orgânicas para a implantação dos canteiros, voltadas para a Educação Ambiental. As atividades foram divididas entre grupos, para oficinas de plantio, produção de mudas, manutenção, colheita e por fim a degustação durante a preparação da merenda. A horta escolar é uma ótima alternativa, economicamente viável e ecologicamente correta que promove a construção do saber brincando e interagindo coletivamente. Contudo, deve ser ampliado a produção e o incentivo para que os alunos mesmo oriundos do ambiente rural tenham o prazer de produzir e de se alimentar bem. Palavras-chave: Espaços produtivos; Educação Ambiental; Diversificação da produção.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Coelho Bezerra, Universidade Vale do Acaraú-PB, UVA Faculdades Integradas de Patos-PB, FIP
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú-PB, UVA Especialista em Psicopedagogia pela Faculdades Integradas de Patos-PB, FIP

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Saúde e soberania alimentar

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)